Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Stylista

guia de Formentera

 

 

 

Então vamos lá falar de Formentera!

 

 

 

Eu dou-vos as dicas que tenho - não são muitas, não fiquei muito tempo - e vocês dão outras para a troca :) Pode ser?! Então comecemos com...

 

 

Praias

(what else?!)

 

 

 

Apanhámos algum vento esta semana, por isso, fomos quase todos os dias para Ses Illetes (no mapa é o lado oposto a Playa de Llevant) e para a Playa de Llevant. São estas praias de agua calma e turquesa que podem ver nas fotografias; um areal extenso bom para caminhadas e muitos chiringuitos conhecidos (como o famoso Juan & Andrea). No último dia havia menos vento no lado da Playa de Mitjorn (imagem superior esquerda) por isso passámos lá o dia e eu confesso que preferi. A agua é mais batida (ou então era do tempo) mas a atmosfera era menos turística. As minhas amigas de Barcelona recomendaram-me também as praias Cala Soana, Cala es Mort e Espalmador (uma praia que é a continuação de Llevant - vejam no mapa - e que se vai a pé pela agua na maré vazia). Como o vento não estava para brincadeiras - e com miúdos achamos mais sensato ir de barco do que pela agua - não conseguimos ir a Espalmador. Fiquei com imensa pena!

 

 

 

Sunset

 

 

 

 

Para beber um copo ao por-do-sol basta estar na praia! Há animação em qualquer chiringuito (bar de praia) mas eu recomendo vivamente os que estão ao longo da Playa Mitjorn. Há o 10.7 e o Blue Barnós acabámos por ir parar ao Lucky (um bar normalíssimo na praia) e não se esteve nada mal! Nesse Lucky os adultos beberam um copo, os miúdos comeram Pizzas (para matar a fome antes do jantar) e a animação era total (tive pena de não conseguir filmar a Pia a dançar o Despacito, é das coisas mais cómicas que se pode ver!).

 

 

Restaurantes

 

 

 

 

Uma vez que éramos um grupo grande não fizemos muitas refeições na rua (não cabíamos em lado nenhum!), ainda assim, ficámos a conhecer uns sítios bem bons que vos recomendo ;) Para Brunch o meu preferido foi o Blac Picat em San Ferran - foi sem duvida o melhor! Fui também ao Ca Na Pepa em Sant Francesc que é muito giro mas a comida não é nada de especial. Para jantar fomos uma vez ao Ca Na Joana (em Sant Francesc) que é LINDO, atmosfera incrível, comida maravilhosa e pela primeira vez em toda a semana na ilha: com um atendimento ultra simpático! Fiquei fã. As minhas amigas espanholas também recomendaram: Blue Bar para almoço, Es Moli de Sal também para almoço, Beso Beach durante a hora de almoço para el pijo (os betinhos), Can Carlitos ao lado do Porto para jantar platillos, Es Calo para paella e Chez Gerdi em Es Pujols (que, segundo elas, tirando este restaurante é um sítio a evitar por ser demasiado turístico). O sítio mais romântico dizem que é Can Carlos. Para um grupo como o nosso recomendo o Sa Platgeta onde fomos jantar - vindos directamente da praia - uma vez. É muito despretencioso e cheio de locais, e serve uns petiscos óptimos! Nós marcámos mesa para as 18h da tarde e não estava ainda ninguém (a partir das 19h30/20h já estava a ficar confuso).

 

 

 

Compras

 

 

As lojas estão maioritariamente concentradas na pequena vila de Sant Francesc; há duas ou três ruas cheias de lojinhas com bikinis, panos de praia, túnicas de linho, vestidos, etc. Eu confesso que não fiquei impressionada com a oferta, talvez por não ser muito o meu estilo. O que gostei mesmo foi da loja Catalina House em San Ferran. Às 4as e Domingos há Mercadinho Hippie em La Mola; nós fomos lá dar uma volta, não apanhámos o mercado aberto (funciona entre as 16h e as 21h) mas adorámos ver aquela zona do Farol com um bar muito simpático ao lado. Vale a pena o passeio, quanto mais não seja para se ficar a conhecer melhor a ilha (é tudo tão perto que a visita de reconhecimento é rápida!).

 

 

 

A Casa

 

 

 

A casa onde ficámos era FENOMENAL! Com uma área enorme, quartos dentro de casa e quartos/casinhas no exterior, zonas comuns maravilhosas, um duche ao ar livre (onde os miúdos eram 'despachados' depois da piscina) e uma piscina/jacuzzi que a criançada adorou! Com grupos maiores é imprescindível este conforto porque já se sabe que uma grande parte do tempo é passada em casa (os banhos, os jantares, algumas sestas, os preparativos para a praia, etc) e por isso o melhor é admitir que não se vai conhecer a ilha de lés-a-lés e que se está bem na tranquilidade. Tive a sorte de estar de férias com pessoas que cozinham MUITO BEM, por isso, posso dizer-vos que as nossas jantaradas eram melhores do que as que eram servidas em muitos restaurantes da ilha! - e que aproveitamos bem (em casa) as noites quentes que se fizeram sentir :)

 

 

A casa tem também uma decoração muito gira e vocês podem ve-la melhor aqui.

 

 

 

Sobre o Mehari verde menta que viram no Instagram ele pode ser alugado aqui. Este carro não era nosso, mas foi usado para uma 'sessão fotográfica' com os miúdos à saída da praia. O Mehari é 'o carro' de Formentera mas não é a solução mais segura para andar com crianças. 

 

 

 

Bom, e agora quero

saber as vossas dicas!

 

 

 

Sinto que me faltou fazer muita coisa nesta ilha e que...

preciso de voltar rapidamente, hehe!

(not gonna happen, mas não custa sonhar)

 

 

 

 

 

 

16 comentários

Comentar post

Pág. 1/2