Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Stylista

o que aí vem | fall'17

 

 

Vamos lá então falar sobre tendências fresquinhas!

 

Confesso que este Post não foi muito fácil. Durante o Verão fiz o meu scan habitual de revistas e sites, e já estava mais ou menos por dentro do que por aí vem. De qualquer forma a minha reacção - e não sei se não é sempre a mesma cada vez que chega o Outono - era 'pronto, é desta, não vou comprar nada durante meses, acho tudo medonho, vou continuar abraçadinha aos meus básicos e deixar que este desfile de silhuetas bizarras e provocações estilísticas passe'. A sério, a cada desfile a sobrancelha levantava com incredulidade; 'isto está mesmo a acontecer? e depois vamos mesmo achar isto giro? isto vai pegar?' 

 

O meu Post sobre tendências seria uma espécie de: Olá a todas, bem sei que o Stylista é um Blog sobre compras mas... durante os próximos meses não recomendo compras nenhumas. Recomendo que continuem a investir no vosso estilo pessoal e que continuem a usar muito o que já têm no vosso armário. Aliás, a mensagem-base aqui no Blog sempre foi essa: mais construção lenta de estilo do que pica-tendências acelerado. Fã de básicos para sempre!

 

Dito isto...

 

Dos desfiles e das revistas - onde é normal que as imagens sejam mais conceptuais do que comerciais, e por isso menos fáceis de relacionar com a nossa realidade - para as lojas, as coisas levam sempre umas alterações e, com esse polimento + alguma habituação, conseguimos sempre encontrar novidades que até nos piscam o olho. (certo?!) No meio de muita tendência doida há também muita construção incrível, e no meio de muita tendência doida há algumas adaptações - feitas pelas lojas mais mainstream - que são bastante interessantes.

 

 

 

 

Tendências FW'17 

 

 

Esperem ver em loja, nas revistas e numa série de imagens de Instagram (já na próxima Fashion Week?!) nos próximos meses, as seguintes tendências: kitten heels, encarnado, botas tropa, botas over-knees bem vistosas, um toque western, estampados florais, plumas, botins-meia, estilo militar-rock, carteiras de pendurar no pulso (wristlets), inspiração 'caça à inglesa', tweed estilo Chanel, tweed estilo Queen-Elisabeth-no-campo, estampados geométricos retro, saias abaixo do joelho (e curtas e médias e largas e justas - a saia está de volta!), pêlo de cordeiro (em casacos), pêlo sintético colorido, boinas, casacos de nylon, bombazine (por todo o lado!), transparências, retro-futurismo estilo Paco Rabanne, roupa com frases, maquilhagem quase invisível, estilo inspirado em corridas de mota, maximalismo e mistura de tudo o que se quiser, a combinação red/pink em tons mais fortes ou mais suaves, a era vitoriana e muito mais dos anos 90!

 

 

Vale (quase) tudo! 

 

 

Dentro destas tendências escolhi algumas que me parecem mais interessantes e que estão presentes de forma mais forte em loja; ou seja, são as que prometem ter maior visibilidade. É portanto mais ou menos isto que vamos ver para já com mais destaque.

 

 

 

Red Hot

 

O encarnado e o rosa já cá andam há um tempo e não me parece que vão desaparecer tão cedo. Neste Outono, o rosa vai descer um degrau e este hot red passa a ser A COR DA ESTAÇÃO. Vai ser fácil de encontrar em acessórios - principalmente sapatos! - e também em sobretudos e camisolões. Um casacão encarnado para o inverno?! Parece-me bem giro. O unico 'senão' é que não adoro ver esta cor com preto - prefiro ver com bege, branco sujo, rosa velho ou azul escuro - e sendo o meu armário de inverno 99,9% preto fica difícil. De qualquer forma é uma tendência - para mim - muito convidativa e fácil de considerar.

 

 

 

Whole lotta Fur

 

Vem para aí pêlo que nunca mais acaba - sintético na maior parte - em grande formato, silhuetas oversized e cores bem fortes! Há detalhes - golas, sapatos, carteiras, punhos, chapéus - e há também casacões enormes que só apetece apertar! (como é o caso do que estou a vestir na imagem de cima). É uma sensação óptima esta de estar confortavelmente aninhada neste monte de textura, que nos faz sentir poderosas, vistosas e... quentinhas! Vamos ver o que vem parar às lojas; até agora este da H&M (que tenho vestido) é o mais bem feito/encorpado/suave que já vi. 

 

 

 

A Rainha vai à Caça

 

Não adoro roupa campestre e não há nada a fazer (a não ser no campo, claro, aí que venha a manta e o camisolão). Para o dia-a-dia confesso que não me identifico nem com os materiais, nem com as cores, nem com os tweeds e xadrez. Este Outono o campo está em grande, mas as colecções que o trouxeram de volta - Stella McCartney e Loewe por exemplo - deram uma bela refrescada a esta inspiração! Esperem ver saias, camisas, casacos e até acessórios com este tweed inglês e inspiração de caça. Tudo muda quando a interpretação não é literal ou aborrecida;: o truque é sem duvida dar a atitude e energia certa às peças através de combinações e cortes originais. 

 

 

 

90's leather

 

 

Há duas certezas no Outono (no que diz respeito a tendências): uma é que haverá sempre preto, e a outra é que haverá sempre cabedal. Não há inverno sem isto! Esta estação a inspiração para usar pele - em preto - vem dos anos 90. pensem em boinas, em blusões com mangas que quase fazem balão, em casacos curtos ou muito compridos, em golas grandes, em estilos mais largos, e combinem - claro! - com grandes brincos statement dourados - mais geométricos e compridos ou simplesmente argolas. As calças de pele com pinças também vão andar à espreita e são muito apetecíveis. 

 

 

Shoe'd we?

 

Em termos de sapatos esta estação temos: kitten heels (este salto pequenino e estreito que não é muito fácil de equilibrar), a bota-meia (já as vimos nos anos 90, lembram-se? com tacões mais largos?), o botinZÃO com uma grande sola e geralmente de biqueira muito redonda ou quadrada.

 

 

Sobre sapatos confesso que não sei o vos diga, ainda preciso de tempo para digerir.

 

 

Vocês o que acham? Muito feio? Muito giro?

Tão feio que é giro?

 

 

 

Ainda há muito MUITO mais, mas por enquanto ficam apresentadas as linhas mais fortes. Como podem ver, por mais difícil que pareça à partida, há sempre potencial para encontrar uma ou outra peça mais divertida que traga uma nova vida ao que já temos. Vamos deixar estas tendências em banho-Maria até Outubro, e nessa altura volto com sugestões mais práticas (e terrenas!) de utilização. Até lá, continuamos com a transição (de estilo) férias-para-trabalho, calor-para-fresquinho :)

 

 

 

Foi uma introdução ainda breve mas

espero que tenham gostado!

 

 

 

Casaco de pêlo (em breve em loja) H&Mbotins Zara

 

 

Fotografia

Gonçalo M Catarino

 

 

Obrigada Palácio Chiado!

 

 

 

 

 

 

20 comentários

Comentar post

Pág. 1/2