Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Stylista

estilo em Tokyo

 

 

 

 

 

 

Uma das coisas que mais gosto de fazer quando estou fora é - claro - observar com atenção tudo e mais alguma coisa, e isso inclui o estilo local :) Adoro ver quais são as linhas dominantes, o que as pessoas mais usam e como usam, e em Tokyo - como podem calcular - esta actividade foi um festim para os meus olhos! As japonesas têm muita pinta. Uma pinta discreta, subtil, muitas vezes mais clássica mas sempre ultra descontraída.

 

Isto quer dizer o quê?! Roupas largas, muitos ténis (os All Star/Converse predominavam), botins de salto médio, nada demasiado sexy ou ostensivo, sobretudos sempre pouco estruturados (mais em formato casulo), carteiras de designer SEMPRE com elas (em modelos elegantes) e, aqui e ali, alguma cor ou irreverência.

 

Há o tipo mais discreto - o mais comum, apesar de muita gente achar que no Japão o folclore seria total - há o tipo mais fashionista (também muito comum e sempre com roupas ou acessórios que se vê que são para usar e durar, e não só uma histeria consumista do momento) e depois há o tipo ultra fashionista que mostra bem a ousadia conceptual de muitas marcas japonesas (Comme des Garçons, A Bathing Ape, Yamamoto, Miyake, Watanabe, etc) misturadas com outras ocidentais igualmente vanguardistas (Balenciaga, Off White, Vetements, etc). Diria que o tipo mais discreto gravita à volta de marcas como Chloé, Céline e Stella McCartney e que o extremo oposto vai para as marcas mais 'fora'.

 

Na rua, a estética mais comum é a tal que digo que é mais discreta - em tons neutros - e a silhueta é invariavelmente oversized! As culottes XL são combinadas com camisolas XL, por sua vez cobertas por casacos-casulo, blusões largos ou trench coats bem compridos. É muito comum ver as japonesas de saias A-line, calças largas e curtas ou, no limite, calças slim (também curtas ou com uma dobra no tornozelo). Raramente skinny. Não vi ninguém com roupa demasiado justa.

 

As japonesas são baixinhas e não têm qualquer problema em usar e abusar de peças largas, e de silhuetas que têm tudo para as 'engolir'. Esqueçam tudo o que as Marias Guedes da vida dizem sobre proporção - ahaha! - o que está a dar naqueles lados é conforto, qualidade, roupas para usar muito e para durar, e um estilo que apesar de pouco exuberante é tudo menos aborrecido ou conservador.

 

 

 

Como podem calcular, eu subscrevo por baixo de todas estas características!

Adorei tudo e fiquei grande fã do estilo destas mulheres. 

 

 

 

Outro pormenor: as meias! As meias - porque estava um frio de rachar - estão lá e são para se ver. De cores vivas, com bonecos ou em tons mais suaves, as meias são perfeitamente visíveis no espaço que existe entre as calças curtas e os ténis. Isto mostra bem como, apesar das escolhas mais subtis predominarem os looks, os elementos 'fun' são bem-vindos e usados sem qualquer complexo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais coisas em que reparei: as japonesas usam muito mochilas, as carteiras - sempre de tamanho pequeno ou médio - são usadas a tiracolo, a maquilhagem é subtil, os óculos de sol são discretos e os acessórios - brincos, pulseiras, etc - são muito delicados. Eu sei que é nestes países que a excentricidade de algumas marcas mais vende (Gucci's e companhia) e nota-se que há colecções de designers claramente direccionadas para os asiáticos mas, nas ruas, achei que a elegância e a discrição predominavam. Sempre - claro! - muito bem acentuadas por belíssimas carteiras, sapatos e casacos. Mesmo quando vemos uma japonesa com um grande blusão de penas amarelão, o estilo é super elegante! Não sei explicar, é capaz de ser mesmo delas. Usem o que usarem, as composições têm a dose certa de cor e volume, e resultam num estilo elegante, descontraído e descomplicado.

 

 

 

 

Foi uma fantástica dose de inspiração!

 

 

 

 

As imagens que usei neste post para ilustrar o estilo de Tokyo são do net-a-porter

porque é aqui que encontro mais diversidade neste género de fotografia.

 

Se quiserem faço algumas sugestões alinhadas neste estilo

com opções mais em conta ;)

 

 

 

 

 

12 comentários

Comentar post

Pág. 1/2